quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Momento Cultural - 20 de novembro DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

DANÇA TRIBAL AFRICANA


 DANÇA TRIBAL AFRICANA


No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se abrigavam. Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava.
 Eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.
Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos.
A Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, dando direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.
O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
É marcado pela luta contra o preconceito racial, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
Não precisamos de um dia da consciência negra, branca, parda, amarela, albina... Precisamos de 365 dias de consciência humana. Quem topa?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CERIMÔNIA DOS MEDALHISTAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOINVILLE. PARA ALUNOS E PROFESSORES

 PARABÉNS PROFESSORES RAFAEL JULIANO VALDINEI